O QUARTO DE ARLES EM CHICAGO - Olhares do Mundo

Em Paris, na rua Arles 34, nasceu um dos quadros mais conhecidos do mundo. Ali ficava uma pensão, onde o pintor Vincent Van Gogh morou. Seu quarto originou a famosa pintura Quarto De Arles que agora, 128 anos depois, se tornou um dos quartos oferecidos na plataforma Airbnb. A hospedagem, que vem para celebrar uma nova exposição de obras e objetos do artista, inovou completamente a estruturação das mostras como conhecemos.

Van Gogh, um dos maiores artistas impressionistas da história, vendeu apenas um quadro em vida, ou seja, todo seu reconhecimento foi póstumo. Um século depois esse reconhecimento só cresce, e a acomodação inspirada em sua obra é uma prova disso. Hoje, é difícil achar alguém que não tenha vontade de dormir na cama que reproduz o local onde um dos maiores pintores da história dormiu por um bom tempo de sua vida.

A Airbnb já é revolucionária em essência, e essa é só mais uma de suas ações que contribuem para sustentar toda essa inovação. Ela é uma plataforma que aposta no mercado comunitário, contando com pequenos apartamentos e grandes castelos, e que está presente em 190 países. Depois de fazer parcerias com filmes e séries, agora foi a vez do Instituto de Artes de Chicago. Juntos, a empresa e o instituto decoraram o cômodo de maneira extremamente realista em uma casa em Chicago, reproduzindo detalhadamente aquele Quarto de Arles e mexendo com a imaginação dos fãs do pintor.

O cômodo original é do século XIX, mas, apesar da reprodução fiel, a startup colocou na nova versão estadunidense internet Wi-Fi, televisão e máquina de lavar e secar louças. O quadro era tão significativo para seu autor que ele foi reproduzido mais duas vezes, em forma de cópias da original. Pela primeira vez eles se reúnem nessa exposição, e nada melhor para reverenciar o encontro que uma segunda construção feita na vida real, com alguns adendos de conforto.

As filas para experimentar o pernoite já são bastante grandes, porque além de ser uma vivência única, é necessário desembolsar apenas dez dólares para dormir dentro do quadro. Os amantes da arte que desejam estar em um espaço como aquele em que Van Gogh viveu e se inspirou torcem para conseguir uma noite por ali.

!cid_43F8BA5B-F956-4F78-8095-6997CD0C5314

MAIS CONTEÚDOS