ZADAR E O SOM DO MAR - Olhares do Mundo

ZADAR E O SOM DO MAR

Órgão natural esconde as marcas da guerra e aproxima o povo do mar

Na Croácia, um órgão natural reproduz, literalmente, o som do mar. Conhecido pelos nativos como “Morske Orgulje”, o experimento musical foi construído na cidade de Zadar, ao longo da orla do mar Adriático. O projeto do arquiteto croata Nikola Bašić foi inaugurado em 2005 e tem cerca de 70 metros de comprimento.

O funcionamento é simples: uma escada de mármore branco cobre os tubos de polietileno que saem do mar e vão até uma cavidade ressonante, responsável por gerar o som. O vento e a batida das ondas empurram o ar através do tubo que reproduz um som aleatório, mas harmônico. Naturalmente, a maré influencia diretamente no espetáculo, que costuma ser assistido diariamente por turistas e por moradores que adoram passar o horário de almoço por lá. Além disso, placas solares armazenam energia durante o dia para, de noite, apresentar um show de luzes juntamente com o som do mar.

No entanto, o gigantesco instrumento musical não foi feito apenas para movimentar o turismo. A cidade de Zadar, uma das mais antigas do mundo, tem um histórico de destruição e violência. Já foi invadida por bárbaros, gregos, romanos, húngaros, austríacos e otomanos. Durante a Quarta Cruzada (1202-1204), foi saqueada pelos católicos. Também foi ocupada por italianos e alemães nas duas grandes guerra. Na Segunda Guerra Mundial, serviu de centro territorial para a Aliança do Eixo e, por isso, foi fortemente bombardeada pelos aliados entre novembro de 1943 e outubro de 1944. Isso fez com que cerca de 60 por cento da cidade fossem destruídos. De 1991 até 1995, durante a Guerra de Independência da Croácia, voltou a sofrer com bombardeios e massacres.

Desde então, o governo trabalha para reconstruir a cidade. A orla, bombardeada na Segunda Guerra, era apenas um grande muro de concreto. O órgão é principalmente uma forma da população se reencontrar com o mar, que é citado em documentos que datam de 7 a.C. como parte fundamental da cultura croata.

banners-olhares-do-mundo-_0001_2

MAIS CONTEÚDOS