A terra dos guarda-chuvas flutuantes - Olhares do Mundo

A terra dos guarda-chuvas flutuantes

Como o verão trouxe vida para uma cidade esquecida

Muitas pessoas concordam que não existe estação como o verão. O clima quente traz alegria, enche as ruas e nos presenteia com uma sensação coletiva de otimismo.

Para a pequena cidade de Águeda em Portugal, uma vez esquecida por entre os morros da serra lusitana, a estação também foi a grande responsável por trazer um novo ar ao vilarejo, tornando-o, hoje, um dos principais destinos turísticos de toda a Europa.

Durante o mês de julho, quando as primeiras brisas quentes começam a pintar as encostas do vale de Aveiro com os tons do verão, começam também as instalações do famoso Agitágueda, festival de arte tradicional da cidade. Enquanto são montados os palcos e tendas para o festival, uma das estruturas se destaca, chamando a atenção de todos que passeiam pelas estreitas ruas do vilarejo. O mais curioso é que o objeto em questão é muito usado no nosso dia a dia: um guarda-chuva.

Conhecida como “Umbrella Sky Project”, a instalação artística leva a beleza das cores para dentro de Águeda, por meio de um céu de guarda-chuvas montado entre as vielas da cidade.  Para torná-la possível, foram necessários diversos testes: maquetes, cálculos de resistência e armações prévias, tudo para ter certeza que os edifícios antigos aguentariam as estruturas de aço necessárias para sustentar os famosos guarda-chuvas.

O resultado, uma incrível chuva de cores nas calçadas do vilarejo, é devido aos mais de 3 mil chapéus – como são chamados os guarda-chuvas – que parecem flutuar enquanto geram as mais belas sombras de diversos tons fluorescentes.

Deslumbrando olhares pelo mundo, o “Umbrella Sky Project” vem atraindo turistas de todas as partes do globo, levando visibilidade para a pequena cidade que, por sua vez, tem aproveitado a oportunidade para expandir o projeto para outros lugares e até países, como no caso da cidade de Getafe, na Espanha, que também aderiu ao céu de guarda-chuvas.

Sem sombra de dúvida, o espetáculo criado pela Sextafeira Produções, empresa responsável pela iniciativa, além de ser um recomeço para Águeda, tornou-se um ícone do verão na Europa, espalhando o clima de tranquilidade e harmonia com a estação mais esperada do ano.

!cid_A5323214-05AD-4D8D-84A8-4FAACA0C7CB6

MAIS CONTEÚDOS