Como funciona a tecnologia Freeform? - Olhares do Mundo

Como funciona a tecnologia Freeform?

A tecnologia da ZEISS que permitiu lentes individualizadas

Por muito tempo na indústria oftalmológica, a criação de lentes com tamanhos e desenhos específicos para cada usuário parecia ser impossível. Mas, foi justamente uma tecnologia desenvolvida pela ZEISS que tornou isso possível. No entanto, antes de você entender o que é e como funciona a tecnologia Freeform, é necessário compreender o funcionamento básico de uma lente progressiva.

Imagine que uma lente progressiva é dividida em duas partes: inferior e superior. A primeira é responsável por apresentar um campo direcionado à leitura, enquanto a segunda é usada para visão à distância e para transição entre as duas zonas, fornecendo visão clara para espaços intermediários.

Nas bordas destas duas partes, por conta das leis da física, ocorrem distorções que podem variar de intensidade dependendo da qualidade do design da lente progressiva. É para corrigir essas aberrações que existe a tecnologia Freeform, que é o cálculo preciso e individualizado de uma lente para reduzir ao máximo as áreas periféricas de distorção. No final, isso resulta em uma melhora na visão e adaptação do usuário.

Na Carl Zeiss Vision, para atingir o que é chamado como superfície Freeform, diversos componentes e variáveis são levados em conta para, junto com a ajuda de cálculos matemáticos e da prescrição do usuário, alcançar e produzir a melhor lente. Com esse método, qualquer necessidade pessoal do usuário pode ser levada em consideração para atingir uma lente progressiva perfeita. 

Todos esses processos meticulosos resultam em campos de visão mais amplos que, posteriormente, proporcionarão melhores condições visuais ao usuário. Entre os cálculos matemáticos, por exemplo, está a medição da distância entre as pupilas do paciente, que define o centro óptico que, na verdade, é a sua verdadeira visão. Ao término do processo, isso será de extrema importância para desenvolver uma lente que propõe correção da visão de longe e de perto. Outra vantagem da tecnologia é a possibilidade de combiná-la com a ZEISS Digital, formando um produto único, capaz de oferecer visão perfeita, ergonômica e livre de qualquer tipo de deformação para quem passa horas em frente aos mais diversos dispositivos digitais, como computador, celular, e tablet.

Desde que foi criada, em 1981, a tecnologia Freeform coleciona uma série de datas marcantes e importantes para a ZEISS. No dia 12 de maio de 2000, a tecnologia foi introduzida no Gradal Individual®, as lentes mais personalizadas oferecidas pela ZEISS. Já em 2006, o FrameFit® possibilitou a criação de lentes nos mais diferentes formatos – redondo, retangular, pequeno, grande – essencial para atender o gosto do cliente. Fora isso, desde 2010, toda a linha de lentes progressivas da ZEISS são acompanhadas com a Freeform, inclusive as lentes de sol e lentes esportivas.

Assim, a tecnologia Freeform aparece como ideal para você ter lentes únicas para seu estilo de vida, proporcionando mais conforto e, claro, a melhor visão.

MAIS CONTEÚDOS