Arte sobre quatro rodas - Olhares do Mundo

Arte sobre quatro rodas

Tom Tjaarda é conhecido por ser o arquiteto americano que revolucionou o design italiano de automóveis

Tom Tjaarda nunca imaginou que desenhar carros seria a maior ocupação da sua vida. Nascido em Detroit, tendo um pai que desenhou o “Lincoln Zephyr”, em 1936, Tom resolveu surpreender e formou-se em arquitetura, na Universidade de Michigan. Tudo seguia nos seus trilhos, Tom seria mais um arquiteto, até que, no último ano, resolveu criar um carro esportivo para um curso de design industrial. A partir daí não parou mais. Hoje, ele é conhecido por muitos como o designer norte-americano que mudou a cara da indústria automotiva italiana.

Em 1958, com apenas 24 anos, Tom se mudou para Turim com a decisão de tornar-se um designer de carros italianos. Começa a trabalhar para Ghia, onde cria alguns modelos históricos como o “Innocenti 950 spider”, roadster que, na cor vermelha, fez sucesso durante seus quase dez anos de produção.

arte-sobre-quatro-rodas_2

Depois de trabalhar com Batista “Pinin” Farina na Italia ’61, celebração do centenário de reunificação do país, Tom é convidado para dar um passo ainda maior e pede transferência para a Carrozzeria Pininfarina, conhecida empresa que já tinha tradição desde os anos 30. Por lá, teve carta-branca para criar novos ícones, como o “Chevrolet Corvette Rondine”, as Ferraris “330 GT 2+2” e “365 California”, além do Fiat “124 Spider”, carro que foi inteiramente designado à criação de Tom que, modesto, diz que o fato de a Fiat “nunca ter dado muita importância a esse carro”, fez com que ele pudesse fazer o que bem entendesse.

Depois desse início mais que bem-sucedido, já não havia mais dúvidas sobre o futuro de Tom. Acabou voltando para a Ghia, onde criou o “Isuzu Bellet MX1600” e o tão conhecido “De Tomaso Pantera”, esportivo da empresa, famoso pelo motor V8 da Ford. Como se não bastassem as inovações de alguns modelos clássicos, foi Tom que criou o primeiro Fiesta, em 1970.

Hoje, Tom trabalha para sua própria empresa, a Dimensione Design, que projeta para Aston Martin, Honda, Rayton-Fissore, Saab, Spyker e muitas outras. Aos 82 anos, vencedor de infinitos prêmios por aquilo que, no início parecia um hobby, um dos maiores designers de automóveis da história ainda consegue dividir seu tempo entre corridas e partidas de basquetebol, já que, nada melhor que boa saúde para uma mente cada vez mais criativa.

banners-olhares-do-mundo

MAIS CONTEÚDOS